Escritora coreana Han Kang ganha o Nobel de Literatura de 2024

Sua obra mais conhecida do público brasileiro é o romance A vegetariana (Todavia), que foi adaptado para o cinema e venceu o Man Booker Prize de 2016

A escritora sul-coreana Han Kang, 53 anos, é a ganhadora do Prêmio Nobel de Literatura em 2024. O anúncio foi feito pela Academia Sueca, em Estocolmo, nesta quinta-feira (10). A autora tem publicado no Brasil os romances A vegetariana (vencedor do Man Booker Prizer, de 2016), O livro branco e Atos humanos (Todavia), entre outros. Ela é a primeira sul-coreana a ser laureada.

O Nobel de Literatura distingue o autor pelo conjunto de sua obra. No caso de Han Kang, “por sua intensa prosa poética que confronta traumas históricos e confronta a fragilidade da vida humana”.

Nascida em Gwangiu, em 27 de novembro de 1970, Han Kang se também dedicou às artes visuais e à música, mas foi na literatura que ganhou seu maior reconhecimento. A escrita vem de berço. Ela é filha do renomado escritor Han Seung-won. A escritora estreou como poeta, publicando alguns textos na revista Literatura e Sociedade, em 1993.

Seu maior sucesso, o romance A vegetariana é uma expansão do conto “The fruit of my Woman” e foi adaptado para o cinema, tendo sido premiado no Festival de Sundance (EUA), em 2010. No ano seguinte, A cicatriz, baseado em O pequeno buda (vencedor do Prêmio de Novela Coreana em 1999), foi premiado no Festival de Cinema de San Sebastián.